IR 2021: Auxílio emergencial deve ser declarado e devolvido

erca de 3 milhões de pessoas que receberam o auxílio emergencial terão que declarar o Imposto de Renda e devolver o valor do benefício à Receita. A informação foi divulgada durante uma coletiva realizada pela Receita Federal nesta quarta-feira, 24.

Devem devolver o benefício todas as pessoas que tiveram rendimentos superiores a R$ 22.847,76.

De acordo com José Carlos Fernandes, responsável pelo programa do Imposto de Renda, a Receita espera que esse número não seja tão representativo, já que muitos contribuintes já precisavam declarar por outros critérios do IRPF.

“Percebe-se que o legislador destinou o auxílio emergencial para uma camada mais carente [da população], fixando um limite.”.

Ao declarar o Imposto de Renda, o programa identificará o contribuinte que ultrapassar o limite de rendimentos estabelecido pela legislação. 

“Vai aparecer uma tela [para o contribuinte] avisando que os rendimentos passaram do limite previsto, ficando obrigado a devolver o auxílio emergencial e entregar o DARF”, explica.

Font: https://www.contabeis.com.br/noticias/46180/ir-2021-auxilio-emergencial-deve-ser-declarado-e-devolvido/?utm_campaign=enews_fevereiro_09_clientes&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Related Posts